Não há cano que aguente

Não há cano que aguente

Descartar resíduos nos esgotos da sua habitação, através da sanita ou dos ralos da cozinha (óleos) pode afetar um grande número de pessoas e redes de drenagem públicas, com custos elevados e trabalhos de reparação morosos, além de contribuir para a degradação das infraestruturas e dificultar o processo de tratamento das águas residuais. É através dos canos, que a água poluída é transportada até à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) para ser tratada e devolvida com qualidade à natureza.

A adoção de uma regra simples como depositar exclusivamente papel higiénico na sanita é suficiente para proteger as canalizações sanitárias. A prática de utilizar a sanita como caixote de lixo representa a principal causa de entupimento das redes prediais e públicas de esgotos. Mais de 90% das ocorrências estão relacionadas com este mau hábito.

Sabe quais são os produtos mais encontrados nas canalizações? Toalhitas, fraldas pensos e tampões!

Estes produtos tornaram-se um problema grave, pois não se desfazem como o papel higiénico e libertam de forma gradual pequenos fragmentos que chegam aos rios e oceanos.