Eficiência Hídrica
A preservação da água é uma prioridade
No contexto da gestão eficiente dos recursos hídricos, a implementação da tecnologia de telemetria possibilita uma monitorização avançada da rede de distribuição, recolhendo e transmitindo dados em tempo real. Este sistema deteta imediatamente anomalias, como fugas ou variações de pressão, assegurando um controlo rigoroso e respostas eficazes às perdas de água, mitigando o desperdício e contribuindo significativamente para a preservação deste recurso vital.
Em 2024, a EMARP iniciou a criação das Zonas de Medição e Controlo (ZMCs), áreas específicas da rede de distribuição de água projetadas para monitorizar com precisão o consumo e identificar potenciais perdas. Juntamente com o sistema de telemetria, as ZMCs promoverão uma gestão mais eficiente da rede de distribuição e serão ativadas gradualmente, integrando até 2034 toda a malha urbana do município.
Desta forma a empresa reforça o seu compromisso com a sustentabilidade dos recursos contribuindo para tornar Portimão uma cidade mais resiliente e preparada para enfrentar a escassez de água e garantindo a preservação do recurso para as gerações futuras.