Plano de Segurança da Água

Plano de Segurança da Água

A EMARP encontra-se atualmente a desenvolver e implementar um Plano de Segurança da Água (PSA).

O objetivo estratégico com o desenvolvimento deste Plano é assegurar sistematicamente a Segurança e a Aceitabilidade do abastecimento de água para consumo humano, em termos de Qualidade da água e de Continuidade da prestação de serviço em quantidade e nas condições de pressão adequadas às necessidades dos seus utilizadores no município de Portimão.

O PSA assenta numa abordagem diferente da utilizada até agora, onde deve prevalecer a prevenção relativamente à reação, e, envolve a identificação das ações que põem em perigo a qualidade da água e a continuidade do serviço, avaliação e a gestão do risco associado a estas.
A avaliação do risco tem em consideração a probabilidade de ocorrência dos eventos perigosos, bem como o nível de severidade das consequências para com a segurança do sistema no âmbito da qualidade da água e da continuidade da prestação do serviço nas condições adequadas.
O PSA consiste essencialmente na adoção de ações preventivas de modo a eliminar e/ou reduzir os riscos associados às atividades por nós desenvolvidas, o que poderá vir a introduzir algumas alterações na forma como as fazemos, não em termos técnicos, obviamente, mas na adoção de alguns cuidados que visem a prevenção sobre os perigos identificados.

Tendo em atenção à eficiência das medidas de controlo que a EMARP tem implementadas no sistema de abastecimento de água e da criticidade dos perigos identificados, o PSA vem definir planos de melhoria para colmatar a necessidades existentes no sistema, contribuindo assim, para o aumento da segurança e da confiança do produto final, a Água.

 

Com a implementação do PSA, a EMARP visa alcançar inúmeros benefícios, dos quais se destacam:

  • Proteção da saúde pública garantindo água com elevada qualidade e segurança;
  • Aumento do nível da confiança e satisfação dos consumidores e da aceitabilidade do produto final Água;
  • Otimização dos procedimentos de manutenção das infraestruturas do sistema de abastecimento de água;
  • Assegurar a redundância do sistema, ao nível das alternativas existentes para minimizar o risco de falta de água em qualquer ponto do mesmo;
  • Redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos existentes;
  • Melhoria contínua “o essencial, tem qualidade”.