Ciclo dos Resíduos

Ciclo dos Resíduos

Conhecer o ciclo de vida dos resíduos é fundamental para compreender os impactes ambientais associados ao consumo e à sua melhor gestão.

A Politica dos 5R’s visa combater a produção de resíduos:

  • Reduzir o consumo de materiais desnecessários ou de uso único
  • Reutilizar e Recuperar, estendendo a vida útil dos produtos através da sua reparação ou utilização para outro fim
  • Reciclar devolvendo o material usado ao ciclo de produção, promovendo a economia circular
  • Reintegrar os produtos na natureza transformando-os em recursos naturais através da compostagem e da separação seletiva de resíduos orgânicos

CONSUMO

É uma fase determinante no ciclo, na qual o munícipe opta pelo consumo sustentável – escolha de produtos com embalagens familiares, produtos avulsos (ex. frutas).

Deposição de Resíduos

Os resíduos depositados seletivamente têm uma qualidade superior, permitindo a sua reciclagem e desvio de aterro sanitário. Os resíduos depositados indiferenciadamente devem ser bem-acondicionados, em sacos fechados e colocados dentro dos contentores, de forma a manter a higiene e a diminuir os odores.

Recolha e transporte indiferenciados

Aterro (materiais não aproveitados).

Recolha e transporte seletivos

Os resíduos depositados seletivamente (papel/cartão, plástico/metal, vidro e monstros) são recolhidos pela ALGAR, seguindo para Valorização Multimaterial e Triagem, sendo posteriormente encaminhados para Reciclagem.

Reciclagem

Depois de triados e reciclados, a parte valorizável é encaminhada para conversão em matéria-prima para a indústria transformadora. A parte incinerada é valorizada energeticamente. Os resíduos indiferenciados podem atingir uma valorização de 96%. A correta deposição é um fator essencial para que atinjam estes valores.

Valorização de Resíduos

A valorização de resíduos reflete-se em menos poluição, menor ocupação do solo, possibilidade de transformação em novos produtos com aproveitamento energético, redução de custos e do consumo de matérias-primas naturais esgotáveis.