A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) e o Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes (AEMTG) assinaram ontem um protocolo de cooperação que visa a articulação e dinamização de projetos conjuntos implementados no âmbito da educação, ambiente e saúde (exposição solar segura), dos utilizadores das zonas balneares portimonenses.
O protocolo agora celebrado formaliza a criação de uma sinergia de complementaridade entre três projetos, o “Há UV na Praia”, da responsabilidade do AEMTG, “A melhor pegada não deixa marca” e “Nico - o embaixador das beatas”, duas campanhas ativadas pela EMARP que, além da sinalética, integram equipamentos concebidos para incentivar os veraneantes a usufruírem das praias de forma responsável, evitando impactos negativos nos ecossistemas marinhos e na biodiversidade costeira, uma consequência do descarte inadequado de beatas e outros resíduos no areal.
Esta parceria permitirá potenciar a sensibilização para a exposição solar segura, articulando essa mensagem com a proteção da biodiversidade e a adoção de comportamentos responsáveis nas praias.
Ao abrigo deste acordo, a EMARP compromete-se a assegurar a conceção, produção e manutenção da sinalética associada ao novo projeto, bem como o apoio à rede de estações meteorológicas escolares, nomeadamente com a aquisição de um radiómetro UV, essencial à recolha de dados locais fiáveis.
Por sua vez, o Agrupamento irá promover e implementar o projeto no terreno, integrando os materiais desenvolvidos nas atividades letivas e extracurriculares, bem como nos canais de comunicação escolares, incluindo o site institucional e a aplicação móvel “Há UV na Praia”.
Este protocolo reforça o compromisso da EMARP com a responsabilidade social e ambiental, e valoriza o papel da escola como agente ativo na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.