EMARP dedica o mês de novembro à prevenção de Resíduos com ações criativas e oferta de um kit didático aos mais novos

Escola limpa

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) dá um novo fôlego à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala entre 22 e 30 de novembro, prolongando a iniciativa ao longo de todo o mês. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, através de um conjunto de atividades educativas.

Estreia da rubrica de rádio “Recicla Por Mim”

A rubrica radiofónica “Recicla por Mim” chega à Rádio Alvor FM, numa iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental, que dá voz às novas gerações para partilharem o que sabem sobre os resíduos, inspirando os adultos a separá-los corretamente e a aderirem ao projeto de recolha seletiva de resíduos orgânicos, em prol de um futuro mais sustentável.

A música “Portimão Valoriza” serve de jingle à rubrica, e cada episódio traz uma breve, mas inspiradora, conversa com um dos jovens embaixadores da EMARP, que pode acompanhar em https://www.alvorfm.com/recicla-por-mim.

Uma escola limpa é aquela que ninguém suja

Nos dias 24 e 28 de novembro, a equipa de Educação Ambiental da EMARP dinamiza ações de limpeza na Escola Básica de Alvor e na Escola Básica Júdice Fialho, dirigidas aos alunos do 4.º e 8.º anos, respetivamente.

A iniciativa pretende demonstrar que “separar é fácil” e que “uma escola limpa é aquela que ninguém suja”, através de uma atividade prática que envolve a recolha de resíduos nas áreas envolventes e a sua deposição correta nos ecopontos.

Durante o mês, todos os alunos que participarem nas ações do Programa de Educação e Proteção Ambiental (PEPA) receberão como oferta um kit didático “Portimão Valoriza”, que inclui um caderno de atividades e jogos educativos sobre o ambiente, uma sacola de pano reutilizável e a t-shirt “Recicla por Mim”.

Comemorações 50 anos CRACEP – “Todos a Cuidar”

A EMARP acredita que cuidar do planeta é também cuidar das pessoas, e que a sustentabilidade só faz sentido quando é inclusiva, permitindo que pessoas com diversidade funcional participem ativamente na construção de um futuro mais verde e solidário.

Neste contexto, a empresa preparou uma gincana sustentável em parceria com a CRACEP, na qual os utentes das diferentes respostas sociais, do Lar Residencial ao Centro de Reabilitação Profissional, são desafiados a percorrer quatro estações com jogos didáticos sobre água e resíduos, que estimulam o corpo e a mente.

Em 2025, a CRACEP celebra 50 anos de trabalho em prol da inclusão e é atualmente a beneficiária da campanha “Fatura Eletrónica Solidária”, recebendo 1 euro por cada adesão à fatura eletrónica ou ao débito direto por parte dos clientes da EMARP.

Oferta de Compostores Domésticos

No âmbito da valorização dos biorresíduos, a EMARP continua a incentivar os portimonenses com jardim ou horta a aderirem à compostagem doméstica, oferecendo um compostor gratuito, sujeito à disponibilidade de stock, e o respetivo acompanhamento técnico personalizado.

Os interessados podem inscrever-se aqui ou presencialmente na área de atendimento da empresa. A adesão tem sido muito positiva e, ao longo de novembro, serão entregues os primeiros compostores aos participantes.

Semana europeia da prevenção de residuos