Exposição “PLÁSTICOS, até quando a nossa INDIFERENÇA?”

  EMARP - Exposição de Zoo de Lagos - nov 2014 - cartazmini

Sensibilização ambiental pelo Zoo de Lagos

de 24 de novembro de 2014 a 9 de janeiro de 2015 Horário: Dias úteis das 8h30 às 17h30
 

O Zoo

Iniciada a construção nos finais de 1977, o Parque Zoológico de Lagos foi inaugurado no dia 16 de Novembro de 2000, com o apadrinhamento dos atores Maria João Abreu e José Raposo. A conceção dos espaços, a movimentação de terras, a plantação das árvores, a colocação dos troncos e pedras foram objecto de um cuidado extremo para que as espécies se adaptassem ao habitat. Estes pormenores fizeram com que o Parque Zoológico de Lagos tivesse o reconhecimento .que hoje usufrui, pela sensação que transmite de bem-estar dos animais residentes, simplicidade arquitetónica e convite à reflexão. “Quero agradecer este meu sonho a todos aqueles que sempre me ensinaram que na vida não existem impossíveis”. Este é o mote de Paulo Figueiras, que foi amadurecendo a ideia pois desde sempre manteve uma forte ligação aos animais, mais concretamente com os equídeos e as aves.Como muitas vezes turistas, residentes e até escolas lhe solicitavam uma visita à Quinta, o passo seguinte foi partir para esta aventura, um trabalho exaustivo ao nível da conservação, educação e proteção da natureza, que também passa pela colaboração com ONGA’s e com projetos de investigação. O homem sonhou, a obra fez-se e assim nasceu o Parque Zoológico de Lagos, onde todos os amantes da natureza podem desfrutar de um espaço de lazer, simultaneamente educativo e conservacionista com o lema CONSERVAR-EDUCAR-PROTEGER.  

O PROBLEMA: Os plásticos.

As embalagens de plástico são muito práticas e versáteis. No entanto, devemos ter consciência dos perigos que este material pode representar para o meio ambiente e para a nossa saúde. Por exemplo, sabia que no minuto que demora a ler este desdobrável 190 mil sacos de plástico são lançados para o ambiente, só no espaço da União Europeia? Destroem o ambiente, as espécies vegetais e animais e já entraram na cadeia alimentar com graves consequências para a saúde humana. Milhões de sacos e outros resíduos plásticos em suspensão na água formam gigantescas placas flutuantes no oceano às portas da Europa e nos oceanos por todo o mundo. Mas os oceanos não são os únicos ambientes naturais a serem afetados pela acumulação dos plásticos. O impacto negativo atinge diversas espécies, incluindo a nossa, e as preocupações são grandes, até porque o plástico também se desfaz em pequenos fragmentos, introduz-se na terra, contamina o ar, torna-se cada vez mais acessível à vida animal e entra na cadeia alimentar.  

QUE FAZER? Não ficar indiferente!

Um pequeno e simples gesto. Utilize sacos de pano ou reutilizáveis, podendo evitar o uso de 6 sacos de plástico por semana, 24 por mês, 288 por ano... e cerca de vinte mil ao longo da sua vida.

 

Contacto:

Quinta Figueiras, Sítio do Medronhal, Barão de S. João 8600-013 Lagos Tel. 282680100 - Fax. 282680109 geral@zoolagos.pt - www.zoolagos.com Aberto todo o ano: 10h00 / 17h00 (1 out / 31 mar); 10h00 / 19h00 (1 abr / 31 set) Long: 8º 45’ 57,87” W - Lat: 37º 08’ 43,14” N  

EMARP - Exposição de Zoo de Lagos - nov 2014 - 08