EMARP lança campanha de sensibilização sobre dejetos caninos e colabora com a ADAP e o fotógrafo Carlos Filipe em prol da adoção de animais de companhia

EMARP lança campanha sobre dejetos caninos e estabelece uma parceria com a ADAP – Associação de Defesa dos Animais de Portimão e o fotógrafo Carlos Filipe, para ajudar a angariar donos responsáveis para animais de companhia, alertando para a necessidade da correta deposição dos dejetos caninos.

“A sério? Vais deixar o meu cocó no chão?” é uma das frases que integra a campanha, que tem como interlocutores os amigos caninos, com mensagens direcionadas aos seus donos que incentivam a recolha dos dejetos dos seus animais, não sujando a cidade que é de todos.

A não recolha dos dejetos caninos é um comportamento que coloca em perigo a saúde pública e a higiene dos espaços usados por todas as pessoas. Para além dos maus odores e sujidade, podem ser geradores de doenças graves para a população e para os próprios animais. As crianças, quando brincam nos espaços públicos, são particularmente vulneráveis e acabam por estar sujeitas a doenças transmissíveis pelos amigos de quatro patas.

Ao associar-se à ADAP e ao fotógrafo Carlos Filipe, a EMARP pretende contribuir para ajudar a encontrar uma família responsável para animais que se encontram para adoção, ao cuidado da ADAP e em famílias de acolhimento. A estratégia passa por dar continuidade à campanha de recolha de dejetos caninos, dando palco e voz a animais reais, de Portimão, que precisam de encontrar um lar com donos responsáveis, onde sejam acarinhados.

Entre as características do futuro dono deve estar incluída a responsabilidade de recolher os dejetos do seu animal, sempre que for à rua, zelando pela limpeza do espaço público, saúde e segurança de todos. Para facilitar esta rotina, a EMARP coloca à disposição dos munícipes cerca de 300 dispensadores de sacos, distribuídos pelo concelho, que facilitam a recolha de forma prática e higiénica.

Um gesto simples como proceder à remoção dos dejetos caninos com o auxílio de um saco, que deve ser depositado, devidamente atado, num contentor ou papeleira, faz toda a diferença.