homepage Facebook Twitter RSS Feeds Mapa do sitio
         
temperaturaventoprecipitaçãoIndice UV ESMTG
1412.3Km/h01.3
BAIXO
Página Inicial -> RESÍDUOS -> COMPOSTAGEM -> Informação
COMPOSTAGEM... diz-lhe alguma coisa?
Dos resíduos sólidos urbanos (RSU) que produzimos, 36% são resíduos orgânicos, isto é, restos alimentares e resíduos de jardim.
Actualmente, no município de Portimão, todos os resíduos colocados nos contentores normais de superfície, ou colocados no contentor de faixa castanha das Ilhas Ecológicas, são depositados no Aterro Sanitário de Porto de Lagos.Compostor aberto

Qual a solução para esta grande parcela do nosso lixo?
A solução está na compostagem.
Quando entregamos à empresa ALGAR, S.A. os resíduos limpos de jardim (verdes), estes são submetidos ao processo de compostagem. Os restantes, misturados com todo o tipo de resíduos indiferenciados, são desaproveitados.

O que é a compostagem?
A compostagem é a decomposição controlada da matéria orgânica, realizada por microorganismos (bactérias e fungos). O resultado é a transformação num produto, que leva cerca de 6 meses a obter, e que substitui o estrume tantas vezes utilizado. Este produto é chamado composto e pode ser utilizado como adubo para o solo, terra para vasos, flores e jardins.

Quais as suas vantagens?

Reduzirá o valor a pagar pela recolha dos seus resíduos de jardim, o composto resultante da compostagem melhora a textura do solo, aumenta a sua capacidade em termos de absorção de ar e água, enriquece-o com nutrientes e reduz a necessidade de aplicação de fertilizantes químicos.Compostor fechado


O que posso eu fazer?
Se tem jardim coloque um compostor caseiro na terra e faça a compostagem de alguns resíduos como:

- Restos das refeições, cascas e restos de vegetais e frutos;
- Côdeas e restos de pão e bolos;
- Cascas esmagadas de ovo e frutos secos;
- Relva, folhas e pequenos ramos de árvore.

Para o processo da compostagem decorrer com normalidade existem factores a controlar, como: o arejamento, a humidade e a temperatura.

Se com estes tópicos sobre o assunto conseguimos despertar a sua curiosidade, tem jardim e quer enfrentar este desafio, pode contar com a ajuda de técnicos da EMARP para levar adiante este projecto (808 282 260).


Faça você mesmo o seu compostor:
http://www.hortadaformiga.com/compostagem.cfm
 

 

 

 

 
botao_PouparAgua
 
EMARP-concursos_publicos_204