homepage Facebook Twitter RSS Feeds Mapa do sitio
         
temperaturaventoprecipitaçãoIndice UV ESMTG
28.913.6Km/h02.8
MODERADO
História da Água - Estação de tratamento de água - ELEVAÇÃO E ANÁLISE
Indíce do artigo
História da Água
Breve historial
Origem da água
Estações e reserva
Estação de tratamento de água - CAPTAÇÃO
Estação de tratamento de água - TRATAMENTO
Estação de tratamento de água - ELEVAÇÃO E ANÁLISE
Estação elevatória da figueira
A grande reserva
Todas as páginas

Estação de tratamento de água - Elevação e análise
Grupos elevatórios da E.T.A. das Fontainhas.A água depois de filtrada dá entrada numa cisterna sob o edifício da Estação, a partir da qual é elevada.

Grupos elevatórios da E.T.A. das Fontainhas. À saída da estação, nas condutas elevatórias, é injectado cloro gasoso, para o tratamento de desinfecção final.

Da estação saem 2 condutas elevatórias de diâmetro 400 e 500 mm, que transportam a água para a Grande Reserva de Chão das Donas. A elevação é feita por diversos grupos elevatórios com potências de 100, 125 e 180 CV.

Todo o equipamento eléctrico e electromecânico é alimentado por um posto de transformação anexo, apoiado por um grupo electrogéneo de emergência de arranque automático, para garantia do funcionamento das instalações em caso de falta de energia eléctrica da rede pública.

Laboratório na E.T.A. das Fontainhas.A E.T.A. funciona 24 horas por dia no período de Abril a Novembro, sendo a sua laboração assegurada por operadores a funcionar em 3 turnos.

A capacidade máxima de tratamento de água é de 22 000 m3 diários, trabalhando normalmente com uma produção que varia entre os 8 000 m3 diários no início da época e os 20 000 m3 nos meses de maior consumo (Julho e Agosto).

Existe ainda um pequeno laboratório de apoio, na E.T.A, equipado com alguns aparelhos, nomeadamente um fotómetro, um turbidímetro, um medidor de pH, e um aparelho de "Jar Test", que permitem efectuar análises a alguns parâmetros fisico-químicos, de modo a que se possa controlar o tratamento a que a água é sujeita.




 

 

 

 

 
botao_PouparAgua
 
EMARP-concursos_publicos_204