homepage Facebook Twitter RSS Feeds Mapa do sitio
         
temperaturaventoprecipitaçãoIndice UV ESMTG
7.73.4Km/h00
BAIXO
História da Água - Estação de tratamento de água - TRATAMENTO
Indíce do artigo
História da Água
Breve historial
Origem da água
Estações e reserva
Estação de tratamento de água - CAPTAÇÃO
Estação de tratamento de água - TRATAMENTO
Estação de tratamento de água - ELEVAÇÃO E ANÁLISE
Estação elevatória da figueira
A grande reserva
Todas as páginas

Estação de tratamento de água - Tratamento
Filtros de areia na E.T.A. das Fontainhas.De seguida a água passa por gravidade, para uma câmara de mistura onde são injectados os reagentes: - policloreto de alumínio para a coagulação /Filtros de areia na E.T.A. das Fontainhas. floculação; polielectrólito aniónico como adjuvante da floculação; carvão activado para a remoção de cheiros e sabores, por adsorção;

cal hidratada para correcção do pH; permanganato de potássio para a remoção de ferro e manganês, sendo este último utilizado somente quando necessário, atendendo à qualidade da água bruta.

Tubagem de lavagem dos filtros de areia,Depois de feita a homogeneização da mistura, a água passa para o decantador onde se dá o crescimento de flocos, que arrastam na sua formação todas as impurezas que se encontram em suspensão na água e que, devido ao aumento de peso, irão sedimentar no fundo.

Tubagem de lavagem dos filtros de areia,A água recolhida à superfície do decantador passa de seguida pelos filtros de areia, que irão reter as substâncias que eventualmente ainda possam encontrar-se em suspensão na água.

Estes filtros periodicamente ficam colmatados (entupidos), sendo a sua limpeza feita invertendo o sentido de circulação da água e injectando ar comprimido. Desta forma, todas as substâncias retidas pelos grãos de areia são retiradas.
GRANDE RESERVA DE CHÃO DAS DONAS




 

 

 

 

 
botao_PouparAgua
 
EMARP-concursos_publicos_204