homepage Facebook Twitter RSS Feeds Mapa do sitio
         
temperaturaventoprecipitaçãoIndice UV ESMTG
15.32.3Km/h00
BAIXO
História da Água - Origem da água
Indíce do artigo
História da Água
Breve historial
Origem da água
Estações e reserva
Estação de tratamento de água - CAPTAÇÃO
Estação de tratamento de água - TRATAMENTO
Estação de tratamento de água - ELEVAÇÃO E ANÁLISE
Estação elevatória da figueira
A grande reserva
Todas as páginas

Origem da água
Furo de Captação JCS 25 em Mexilhoeira GrandeAté Fevereiro de 2000, a água que abastecia o concelho de Portimão entre os meses de Dezembro a Março, era exclusivamente de profundidade, sendo obtida a partir de 10 furos de captação, que produziam cerca de 12.000 m3 diários (1m3 = 1.000 litros), suficiente para a população residente, que era da ordem dos 50.000 habitantes.

No entanto, a abertura indiscriminada de furos particulares e a pouca pluviosidade registada no Algarve, vinham provocando oFuro de Captação JCS 25 em Mexilhoeira Grande avanço muito considerável da água do mar, (intrusão salina) contaminando o aquífero que alimenta os furos, o que tem levado à inutilização de algumas captações públicas.Barragem da Bravura em Odeáxere.

No período de Abril a Novembro, coincidente com a época estival e de turismo intensivo, em que a população do concelho passa de 50.000 para 120.000 habitantes, recorria-se também à água de superfície, proveniente da Barragem da Bravura, em Odiáxere, sem a qual não seria possível suportar o aumento de consumo, que se verifica nesses meses.

Esta água de superfície, de baixa dureza e fraca mineralização, misturada com a água de profundidade (mais mineralizada e de elevada dureza) permite obter uma água mais equilibrada e de melhor qualidade.

A água de profundidade tem caracteristicas muito diferentes da água de superfície, pelo que o tipo de tratamento a aplicar a uma e a outra também é diferente, por forma a garantir a sua potabilidade no momento da utilização pelos consumidores.

 




 

 

 

 

 
botao_PouparAgua
 
EMARP-concursos_publicos_204