homepage Facebook Twitter RSS Feeds Mapa do sitio
         
temperaturaventoprecipitaçãoIndice UV ESMTG
133.7Km/h00
BAIXO
História da Água - Breve historial
Indíce do artigo
História da Água
Breve historial
Origem da água
Estações e reserva
Estação de tratamento de água - CAPTAÇÃO
Estação de tratamento de água - TRATAMENTO
Estação de tratamento de água - ELEVAÇÃO E ANÁLISE
Estação elevatória da figueira
A grande reserva
Todas as páginas

Breve historial
Antiga captação de água no Barranco das Águas, no sítio da Arrojela.O abastecimento público de água ao concelho remonta ao final do séc. XIX. Em 1889 constituiu-se a Empresa de Abastecimento de Água Sárrea Prado & Comandita, com a finalidade de empreender as obras necessárias para o fornecimento de água à vila de Portimão

(Reservatório apoiado da Boavista, construído em 1902.)

Foi no dia 8 de Maio de 1902 que, pela primeira vez começou a ser vendida ao Interior do reservatório apoiado da Boavista.público, através de bicas e chafarizes, água proveniente do Barranco das Águas, no sítio da Arrojela, Monchique.

A Câmara Municipal resgatou essa concessão de fornecimento de água em 1915, em em 1921 iniciou a execução de furos de captação de água em vale Figueira, junto à Ribeira do Farelo.

(Interior do reservatório apoiado da Boavista.)

Reservatório apoiado da Boavista, construído em 1902.Data de 1922 a construção da Central da Figueira, para forçar a água canalizada a chegar a Portimão, tendo em 1930 sido concluída a rede de canalizações ao domicílio.

Em 1951 foram criados os Serviços Municipalizados de Portimão, que logo na década de 60 se viram confrontados com as fortes pressões urbano-turísticas, que perduram até aos nossos dias.

Para que o fornecimento de água em quantidade e qualidade, não constituísse obstáculo ao desenvolvimento do Município, os Serviços Municipalizados de Portimão foram apetrechando rapidamente o concelho com as infra-estruturas necessárias às solicitações que lhes eram exigidas.




 

 

 

 

 
botao_PouparAgua
 
EMARP-concursos_publicos_204