homepage Facebook Twitter RSS Feeds Mapa do sitio
         
temperaturaventoprecipitaçãoIndice UV ESMTG
26.27.4Km/h04.8
MODERADO
Notícias

Simbolo de Alojamento Local

ALOJAMENTO LOCAL
APLICAÇÃO DO TARIFÁRIO NÃO DOMÉSTICO

A EMARP tem sido contactada sobre a questão da aplicação do tarifário não doméstico às instalações que se encontram registadas como alojamento local.

Tendo sido feito o pedido de esclarecimento à ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), esta informou que

Continuar...
 

LÂMPADAS

Desde o dia 1 de Setembro de 2012 que é proibida a comercialização de lâmpadas incandescentes (foto 1) convencionais em toda a União Europeia. Tal facto deveu-se à impossibilidade da sua recuperação através da reciclagem, assim como ao seu elevado consumo energético. Se ainda tem em sua casa este tipo de lâmpadas e tenciona descartá-las, coloque-as no lixo comum.

Alternativamente a este tipo de lâmpadas, e com consumos inferiores, surgiram as lâmpadas LED (light-emitting diodes) (foto 2) e as lâmpadas fluorescentes (tubulares: compridas, em forma de tubo e usadas, normalmente, nas cozinhas; ou compactas: conhecidas como economizadoras) (foto 3 e 4).

Relativamente às lâmpadas fluorescentes, e segundo a Direção Geral da Saúde, há que ter alguns procedimentos preventivos no caso de quebra acidental, devido ao mercúrio que contêm. Este metal pesado é uma substância que pode intoxicar por ingestão, inalação ou absorção cutânea e a sua exposição prolongada pode produzir efeitos graves na saúde humana.

Assim, se partir acidentalmente uma lâmpada fluorescente num sítio fechado proceda da seguinte forma: 

  1. Desocupe o local e mantenha crianças e animais fora da área afetada;
  2. Desligue o sistema de ar condicionado central, caso exista;
  3. Ventile o local, abrindo as janelas durante pelo menos 15 minutos antes de limpar;
  4. Não utilize aspirador;
  5. Utilize luvas de borracha para recolher cacos;
  6. Limpe as superfícies duras utilizando, por exemplo, cartão, até que todas as partículas e fragmentos de vidro sejam removidos;
  7. Coloque tudo, incluindo o cartão, dentro de um saco de plástico;
  8. Limpe as superfícies com um pano húmido e coloque o pano e as luvas também no saco de plástico;
  9. Evite a utilização de produtos de limpeza para uso doméstico, apesar da pequena quantidade de mercúrio envolvido;
  10. Na limpeza de carpetes, utilize fita adesiva para aderir pequenos pedaços ou pó residual e, em seguida, coloque no saco de plástico. Não utilize pano húmido na limpeza de carpetes e afins;
  11. O saco de plástico com os resíduos deverá ser resistente (ou duplo), e no final da utilização deve ser convenientemente fechado e descartado num local apropriado, nomeadamente num ponto Electrão com depósito para lâmpadas fluorescentes (foto 5) ou qualquer outro local onde recolham este tipo de resíduos. 

Quando as lâmpadas fluorescentes ou LED chegam ao fim do seu tempo de vida, devem ser entregues nos locais de recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) pertencentes às redes das entidades gestoras Amb3E ou ERP Portugal, como os centros de receção e outros pontos de recolha alguns dos quais já dispõe de contentores específicos para lâmpadas com vista a preservar a integridade destes resíduos.

Também poderá entregar este tipo de lâmpada em fim de vida em qualquer local onde se comercializem estes produtos, adquirindo ou não uma lâmpada nova. Os distribuidores têm a obrigação legal de a receber gratuitamente.

Lâmpada incandescente Lâmpada LED Lâmpada fluorescente tubular
FOTO 1
Lâmpada incandescente
FOTO 2
Lâmpada LED
FOTO 3
Lâmpada fluorescente tubular
Lâmpada fluorescente compacta Ponto Electrão com depósito para lâmpadas fluorescentes
FOTO 4
Lâmpada fluorescente compacta
FOTO 5
Ponto Electrão com depósito para lâmpadas fluorescentes
 

 ADIRA À FATURA ELETRÓNICA.
RECEBA A FATURA DA EMARP POR CORREIO ELETRÓNICO.

Os clientes da EMARP podem receber a fatura ambiental em formato digital, bastando para isso que adiram ao serviço.

A EMARP apresenta duas opções:
. diretamente para o seu correio eletrónico ou;
. através da ViaCTT (a ViaCTT é uma caixa postal eletrónica gratuita que permite receber, organizar e arquivar correspondência em formato digital.

COMO ADERIR
Nos balcões de Atendimento da EMARP, por correio eletrónico para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou através do número 282 400 260.
No caso de optar pela ViaCTT, deve aderir em www.viactt.pt

VANTAGENS DA FATURA ELETRÓNICA
. É amiga do meio ambiente;
. É rápida;
. Pode receber a sua fatura ambiental em qualquer lugar (só precisa de ligação à internet);
. Permite consultar e comparar consumos de faturas anteriores;
. É fácil obter segundas vias sempre que necessário;
. Garantia de receção da fatura ambiental (no caso do envio ViaCTT).

ViaCTT 

A ViaCTT é uma caixa postal eletrónica gratuita que permite receber, organizar e arquivar toda a correspondência em formato digital.

Com este serviço pode:

. Ativar entidade e receber correio em formato digital;

. Pagar faturas ou outros documentos;

. Receber alertas de aviso por e-mail;

. Gravar ou imprimir os documentos recebidos.

 

Para ativar a ViaCTT tem que se registar no site e enviar os documentos de identificação pessoal indicados para o serviço ViaCTT.

A adesão a este serviço requer identificação pessoal, para garantir toda a segurança toda a confidencialidade e privacidade do seu correio.

Mais informações em www.viactt.pt.

 

«Histórias da Água» vai estar em exibição durante o mês de Junho na EMARP. Esta curta metragem de animação, que tem como um  dos protagonistas o Zé da Emarp, foi desenvolvida pelo Museu de Portimão e procura sensibilizar para o consumo e preservação da água através de personagens de plasticina criados por crianças.
NÃO PERCA A AVENTURA DO ZÉ DA EMARP
E DA GOTA CRISTALINA E VISITE-NOS.
 

ESCLARECIMENTO AOS NOSSOS CLIENTES

falso

Esta publicidade de uma referida "Companhia das Águas Portimão" é completamente alheia à EMARP, e estão a ser tomadas as necessárias providências para evitar este tipo de situação.

De acordo com o Decreto-Lei 243/2001 de 5 de Setembro, o controlo da qualidade da água de abastecimento, no concelho de Portimão é da responsabilidade da EMARP e este procedimento é sempre objeto de marcação prévia, efetuada apenas e unicamente por carta, em papel oficial da EMARP, nunca delegando noutra entidade o contacto.
O pessoal da EMARP designado para este trabalho apresenta-se devidamente fardado e identificado.

Perante este caso a EMARP pretende esclarecer os seus clientes de que é totalmente alheia a esta situação e que garante a qualidade de água, cumprindo com o estipulado na legislação em vigor e o reconhecimento da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) traduzido na obtenção do selo de qualidade exemplar da água para consumo humano.

EMARP-selo_qualidade_agua-original800

 

EMARP RECEBE DISTINÇÃO PELA QUALIDADE NA GESTÃO DOS RESÍDUOS URBANOS

2015-04-28_EMARP-selo_qualidade_gestao_residuos_urbanos-original350

A EMARP foi distinguida com o selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos”.

O galardão, atribuído pela primeira vez este ano pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), em parceria com o Jornal Água&Ambiente, pretende evidenciar e salientar a qualidade pelo serviço prestado pelas entidades gestoras de sistemas de resíduos urbanos. Para conquistar este selo, a EMARP teve que assegurar no último ano de avaliação regulatória, o cumprimento de um conjunto de critérios definidos pela ERSAR e pelo Jornal Água&Ambiente, nomeadamente: 

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 4

 

 

 

 
botao_PouparAgua
 
EMARP-concursos_publicos_204